sexta-feira, 20 de março de 2015

1ª Etapa Endurance RN


No último domingo (15/03) tivemos a primeira etapa do Endurance RN, na região do município de Baía Formosa.

Esta foi minha primeira prova desde o Brasil Ride em outubro do ano passado. Na verdade, essa foi a 2ª vez que pedalei na Scale desde que fraturei o punho, pois tive que acionar a garantia da suspensão, por causa de um problema no cartucho hidráulico. Entre a suspensão ir para a Fox, voltar aqui para João Pessoa e consertarem de verdade, passaram-se 4 meses sem mountain bike.

Conversando com o Helio sobre o Locutor Maquininha
gritando loucamente lá na Bahia. kkkkkkkkkkk

Com a largada acontecendo pontualmente às 8h da manhã, tivemos um longo trecho em asfalto (cerca de 17 quilômetros). A turma da elite disparou (obviamente), e nós tentamos nos manter entre os 2º e 3º pelotões. O vento forte cruzado nos dava uma ideia do que enfrentaríamos sempre que seguíssemos em direção ao sul (aqui pela região, o vento costuma vir de sudeste).

Passamos direto pelo PC-1, que mais servia para informar onde haveria a separação entre os percursos de 50 e 100 quilômetros, e seguimos tentando manter o mesmo ritmo. Quando viramos para o sul, o caldo engrossou. A velocidade caiu de coisa de 25 km/h pra coisa de 16.


Helio tava girando solto, a ponto de puxar outra dupla conosco, e eu ia ficando. Esses 4 meses de ferrugem acumulada nas trilhas não me fizeram muito bem, pois a FC tava trabalhando sempre acima de 180 bpm.

E pra piorar, pouco depois a minha corrente travou entre o lado de fora da coroa e o câmbio. Foi algo muito "se eu tentasse, não conseguiria fazer isso". A corrente veio por baixo, deu a volta na própria coroa e subiu até o câmbio. Consegui soltar tudo, mas a braçadeira do câmbio partiu (mais uma despesa na conta!).

Gastei o tempo necessário no PC 2 me alimentando e fazendo a hidratação, enquanto decidia se dava pra continuar na prova ou não. Continuamos por mais uns 7km, até que optei por encerrar minha participação. Tanto tempo com a FC tão alta já tava me fazendo ver o mundo girar, então não quis piorar a situação. Voltei de boa pelo asfalto até Baía Formosa, enquanto Helio continuou o percurso, como treinamento.

PC-3

Sobre a organização da prova, eu não tenho reclamações. Os caras estão sempre de parabéns.
Recebemos de 2 a 3 e-mails com informativos sobre as provas, incluindo o tracklog dos percursos para quem vai correr com GPS. O percurso é totalmente sinalizado e todos os PCs estão exatamente no ponto em que foram demarcados.
Do que eu já vi aqui nas proximidades, não há provas mais organizadas que as do pessoal do Mountain Bike Natal. Pra a turma aqui da Paraíba e até de Pernambuco que ainda não conhece, acho que vale muito à pena dar uma conferida no trabalho do pessoal.
Abaixo, segue calendário das próximas provas.


[ FOTOS ]
- Ivo Vieira
- Augusto Ratis

Nenhum comentário:

Postar um comentário