sexta-feira, 21 de março de 2014

Muita diversão na 1ª etapa do Circuito Paraibano de Orientação

Boa sexta-feira, galerinha!

Tirando um pouco o nosso foco do Mountain Bike, no post de hoje falaremos sobre um dos esportes que mais gostamos de praticar: a corrida de orientação.


Tudo o que se precisa pra correr orientação

No último domingo, foi realizada a 1ª etapa do Circuito Paraibano de Orientação 2014, organizada pelo clube Rumos e Rotas. O CPO começou a ser realizado em 2007, e a cada ano ganha mais adeptos aqui no estado, com muita gente de fora (como Rio Grande do Norte e Pernambuco) vindo correr conosco. Nesta primeira etapa, foram inscritos 471 atletas de 20 clubes diferentes.

A corrida de orientação é um esporte que é praticado por gente de todas as idades. Como exemplo, tivemos atletas a partir dos 12 anos de idade, e não é raro vermos crianças ainda mais jovens participando.

Complicados de serem encontrados mesmo com essa cor!

O objetivo de um atleta que corre orientação é simples: largar do ponto A e chegar no ponto B passando por marcações previamente estabelecidas em seu mapa, onde estão localizados os prismas. Mas o mais legal é que o atleta só tem acesso ao mapa no momento da largada, conhecendo a área da prova no momento em que vai correr. Durante o percurso, ele deve utilizar de uma bússola, muito raciocínio e habilidade de interpretação do mapa para escolher a maneira mais rápida e fácil de se deslocar entre os prismas.

São vária categorias, separando os atletas por idade, sexo, nível de preparo físico e técnico, tornando a competição mais interessante e divertida.

Decisões erradas na pista... Quem nunca?

Infelizmente, nós não participamos desta primeira etapa por preguiça devido ao treinamento para o Brasil Ride. Mas no dia 25/05 acontecerá a 2ª etapa do CPO no município de Rio Tinto, e tentaremos marcar presença =D

A seguir, seguem as imagens captadas pela nossa amiga Suênia Oliveira (valeu Suênia! o/)

2 comentários:

  1. Parabéns pelo post e pelo vídeo...

    Em breve iremos realizar o 1º MTBO (Orientação sobre bike) na Paraíba... Contamos com a presença de vocês.. Aguardem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado.
      Iremos sim no MTB-O. Na verdade, íamos nos inscrever no evento teste, mas infelizmente ele não aconteceu.
      Mas ficaremos aguardando a nova data e participaremos sim =D

      Excluir